SOBRE o evento

 

A Semana da Computação é um evento realizado pelo Departamento de Informática da UEM junto das coordenações dos cursos de Informática e Ciência da Computação e demais entidades do departamento. O evento tem como objetivo fornecer aos alunos e a comunidade em geral workshops, palestras, competições, feira de oportunidades e outras atividades. Esta é a terceira edição do evento e está prevista para ser realizada no segundo semestre do ano letivo, no período de 14/10/2019 a 18/10/2019.

O que vai ter na secomp uem 2019?

 

WORKSHOPS

PALESTRAS

FEIRA DE OPORTUNIDADES

JOGOS

CRONOGRAMA

08:00

Sala de Jogos

Sala com games abertos para diversão.

Local: C56 (DIN).

13:30

Palestra: UX Design: Malditos Problemas Malditos

Palestrante: Pedro Paulino.

Sobre o palestrante: Pedro Paulino é um desenvolvedor de software, de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Desde 2011, trabalhando como desenvolvedor de software, onde fundou sua primeira Startup. Desde então, vem trabalhando em projetos pessoais nas áreas de Blockchain, Foodservice e Design, e estudando sobre Machine Learning e inteligência Artificial.
Atualmente estudando UX Design na Interaction Design Foundation, localizada em Aarhus, Dinamarca.
Trabalhou em projetos Open Source, cujo mais relevante foi o If-ME, uma rede social voltada para o compartilhamento de questões relacionadas a saúde mental. Realizou o primeiro evento do Django Girls em Maringá em 2015 e participou de vários eventos da comunidade de software livre do Flisol (Festival Latino Americano De Software Livre) em Maringá.

Local: Auditório do C67.

14:30

Palestra: Clipper 20.0

Palestrante: Aleksandro Montanha.

Sobre o palestrante: Aleksandro Montanha é empresário do ramo de tecnologia, atualmente desenvolve hardware e software para projetos de internet das coisas e cidades inteligentes. Como pesquisador, atualmente esta finalizando sua teste de doutorado em processamento de sinais pela universidade de Sevilla na Espanha; é Membro do conselho de internet das coisas da Intel Américas e membro de conselhos e comitês científicos internacionais.Como palestrante já participou de eventos nacionais e internacionais, sempre com ênfase no desenvolvimento tecnológico de ponta.

Local: Auditório do C67.

15:30

Palestra: BI na prática!

Palestrante: Marcio Luiz Rossato Gomes.

Sobre o palestrante: Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Paranaense (2002) e mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente é Professor da Universidade Tuiuti do Paraná, Professor Visitante da Universidade Federal do Paraná e Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Recuperação de Vídeos, Fluxo Ótico, Wavelets. É um dos principais responsáveis pela equipe de Inovação da CRMALL Sistemas de Informação em Marketing.

Local: Auditório do C67.

16:30

Palestra: Cultura de Engenharia: Aspectos Técnicos e Organizacionais

Palestrante: Nelson Gonçalves Junior (Boa Compra).

Sobre o palestrante: Mestre em Ciência da Computação pela UEM, atualmente é Gerente de Engenharia de Software do BoaCompra/PagSeguro. Interessado em arquitetura de alta disponibilidade, acredita fortemente que gerenciamento é algo muito importante para deixar na mão de gerentes.

Local: Auditório do C67.

17:30

Palestra: Os desafios intrínsecos a uma arquitetura distribuída

Palestrantes: Márcio Luiz de Lima e Guilherme Soares Valdevieso (Boa Compra).

Sobre o palestrante Guilherme: Guilherme Soares Valdevieso é graduando em Informática pela UEM, desenvolve software profissionalmente há mais de 5 anos com foco em design de qualidade e arquiteturas escaláveis. Atualmente trabalha no mercado de pagamentos digitais no BoaCompra integrando o time responsável pelo contexto financeiro e contábil da empresa.

Sobre o palestrante Márcio: Márcio Luiz de Lima possui pós-graduação em Gerência de Projetos em TI pela UNIFCV, atuando como engenheiro de software no BoaCompra/PagSeguro. Possui interesses em desenvolvimento com qualidade, buscando escalabilidade.

Local: Auditório do C67.

19:30

Palestra de Abertura: Mercado Livre: Como a cultura ágil e a tecnologia continuam transformando o maior e-commerce da América Latina

Descrição: O Mercado Livre é hoje uma multinacional listada na Nasdaq, dentre as 30 empresas de tecnologia mais valiosas do mundo, com +7,5k funcionários e segue e transformando. Venha entender como uma empresa centrada na tecnologia e aderente à cultura de práticas ágeis atua no dia a dia.

Palestrante: Daniel Rodrigues Ambrósio.

Sobre o palestrante: Gerente sênior de Engenharia de Software do Mercado Livre. Em mais de 20 anos de carreira, já liderou projetos de tecnologia na Europa, América Latina e Brasil. Desde 2005 atua no setores de e-commerce e pagamentos online, com passagens pelo PagSeguro/UOL, Buscapé, Magazine Luiza, Pernambucanas e Carrefour. Chegou ao Mercado Livre em julho de 2018 para liderar um grupo de desenvolvedores que ajudam os vendedores do marketplace e a rede logística da empresa a oferecerem uma melhor experiência aos clientes do marketplace. É formado em ciências da computação pela USP (Universidade de São Paulo), onde também tem um mestrado na mesma área.

Local: Auditório do C67.

08:00

Workshop: Flutter Adventures (Turma Extra)

Ministrantes: Ricardo Henrique Brunetto e Tiago Pedrozo do Nascimento.

Sobre o ministrante Ricardo:

Sobre o ministrante Tiago: Estudante de Ciência da Computação, desenvolvedor Flutter na Eureka Labs, vice-presidente do Hackerspace Maringá.

Local: C56 (DIN) – Laboratório de Informática.

Término: 12:00.

13:30

Palestra: Coragem, um valor ágil esquecido

Palestrante: Wagner Voltz (Matera).

Sobre o palestrante: Desenvolve sistemas há mais de 10 anos e nesta caminhada aprendeu muito com seus erros (independente de linguagem de programação e modelo de trabalho). “Minha insatisfação por errar me fez buscar mais conhecimento. Percebi o quanto programar pode ser uma atividade prazerosa se você trilhar os caminhos corretos e ouvir conselhos dos mais experientes. Aprendi experimentar coisas novas e entender o que pode ser bom para determinadas situações. E percebi que práticas ágeis me deixavam mais feliz pois percebi a importância de valorizar indivíduos e as interações mais que processos e ferramentas. Ainda estou aprendendo, mas como é bom olhar para trás e não ser o mesmo de 10 anos atrás.”

Local: Auditório do C67.

Workshop: Tecnologia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Ministrante: Santiago Sipoli (Brazutopia).

Sobre o ministrante: Meio nômade no quesito residência, é formado em Administração de empresas, com o curso Management Experience Program (MEP) da FAE de Curitiba. É um dos fundadores e sócio na Brazutopia, que é um Coletivo de Experiências Focadas nos ODS, onde cuida da parte de arte visual e web.

Local: C56 (DIN) – Laboratório de Informática.

Término: 17:30.

14:30

Palestra: A cultura ágil aplicada utilizando ScrumBan + Spotify Squads

Palestrante: Luiz Resende (Mandic).

Sobre o palestrante: Atuando como Agile Coach na Mandic Cloud Solutions, realiza treinamentos em processos e ferramentas ágeis como Lean, Scrum, Kanban, além de técnicas e ferramentas que facilitam o caminho para o modelo ágil na organização. Acompanha de perto a evolução dos times junto aos Scrum Masters e Gestores e é um dos líderes do Capítulo de Agilidade da empresa o qual é co-criador.

Local: Auditório do C67.

15:30

Palestra: Expressões Regulares - Uma Abordagem Divertida

Palestrante: Fernando Tenório (Mandic).

Sobre o palestrante: Está na área de TI já há mais de 10 anos, sempre trabalhou com tecnologias web e geralmente com Javascript, tanto para o front como para o backend. Atualmente trabalha como Desenvolvedor de Infraestrutura na Mandic (Rivendel).

Local: Auditório do C67.

16:30

Palestra: Projetos de Cooperação com as Empresas com uma visão de Aplicação da Computação nos Sistemas de Produção

Palestrante: Edwin Vladimir Cardoza Galdamez.

Sobre o palestrante: Edwin Cardoza, graduado em Engenharia Mecânica, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo / Escola de Engenharia de São Carlos. Pós-doutor pela UNESP – Faculdade de Engenharia de Bauru e com estágio pós-doutoral na Technische Universität Berlin (TUB) / IWF. É Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Maringá. Atuou como coordenador da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNESP (Rio Claro) e no projeto do APL de Ibitinga. Possui experiência nas seguintes áreas: Engenharia da Qualidade, Sistema de Medição de Desempenho e Redes de Cooperação Empresarial.

Local: Auditório do C67.

17:30

Palestra: Hard e Soft skills para profissionais de TI

Palestrante: Estevão Gondim (Mandic).

Sobre o palestrante: Formado em Gestão de Recursos Humanos e estudante de Psicologia. Consultor de Treinamento e Desenvolvimento, administra a Mandic Universidade Corporativa e faz curadoria de todos os conteúdos que compõem as academias. Fanático por tecnologia, aficionado por romances medievais, mestre de RPG e um nerd inveterado.

Local: Auditório do C67.

19:30

Palestra: O que não negligenciar na faculdade para ser um bom profissional de TI

Palestrante: Gabriel Protássio (Matera).

Sobre o palestrante: Graduado em Informática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), OCAe OCP Java Programmer, atua como desenvolvedor back-end há mais de 6 anos. Possui grande interesse pelo desenvolvimento e design de software orientado a objetos, arquiteturas distribuídas, clean code, testes automatizados e práticas de desenvolvimento ágil.

Local: Auditório do C67.

Workshop: Docker, introdução a um mundo de containers

Ministrante: Johnathan Catabriga (Eureka).

Sobre o ministrante: Johnathan é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNICESUMAR. Co-fundador da Eureka, atua como líder técnico junto de uma equipeque utiliza uma variedade de tecnologias modernas para criação de soluções inovadoras.

Local: C56 (DIN) – Laboratório de Informática.

Término: 22:50.

20:30

Palestra: Sistemas de recomendação: entenda os conceitos dos algoritmos utilizados por empresas como Netflix e Amazon

Palestrante: Alan Melo Clappis.

Sobre o palestrante: Alan atua como coordenador da equipe de inteligência artificial da EurekaLabs. Possui experiência na criação e implantação de modelos de sistemas de recomendação, que são algoritmos amplamente utilizados por empresas como Netflix e Amazon. Também é mestrando em Ciência da Computação na UEM com foco em aplicação de machine learning na área de compiladores.

Local: Auditório do C67.

21:10

Workshop: Redima-se dos seus erros, faça debugging! (Dia 1/2)

Ministrante: Lucas Pupulin Nanni.

Sobre o ministrante: Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), é professor assistente na mesma instituição desde 2015. Dentre as diversas disciplinas que já ministrou, destacam-se as de Fundamentos de Algoritmos, Estruturas de Dados, Algoritmos em Grafos, Paradigmas de Programação Lógica e Funcional, Organização e Recuperação de Dados, Implementação de Linguagens de Programação e Sistemas Digitais. Em todas elas, percebeu a grande dificuldade dos alunos com a depuração de programas e, assim, resolveu que já estava na hora de convencê-los a abandonar a técnica do print.

Local: C56 (DIN) – Laboratório de Informática.

Término: 22:50.

21:30

Palestra: Aprendendo a Aprender

Palestrante: Danilo Porcelani.

Sobre o palestrante: Especialista em Eletrônica pela Marinha do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e com Especialização de Desenvolvimento Web pela Universidade Estadual de Maringá. Danilo Porcelani é desenvolvedor, entusiasta de métodos ágeis e um grande amante da área de Teste e Qualidade de software.

Local: Auditório do C67.

08:00

Workshop: Flutter Adventures

Ministrantes: Ricardo Henrique Brunetto e Tiago Pedrozo do Nascimento.

Sobre o ministrante Ricardo:

Sobre o ministrante Tiago: Estudante de Ciência da Computação, desenvolvedor Flutter na Eureka Labs, vice-presidente do Hackerspace Maringá.

Local: C56 (DIN) – Laboratório de Informática.

Término: 12:00.

13:30

Palestra: CI/CD: da teoria à prática

Palestrante: Marcelo Lessa (Mandic).

Sobre o palestrante: Bacharel em Informática e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Desenvolvimento Java pela UniCesumar. No mestrado estudou métodos ágeis, com foco em ambiente de desenvolvimento de software. Trabalha com desenvolvimento de software e métodos ágeis desde 2011, no qual atua fortemente com Scrum, XP e Kanban. Atualmente é Scrum Master na Mandic Cloud Solutions.

Local: Auditório do C67.

Workshop: Oratória e apresentação pessoal

Ministrante: Estevão Gondim (Mandic).

Sobre o ministrante: Formado em Gestão de Recursos Humanos e estudante de Psicologia. Consultor de Treinamento e Desenvolvimento, administra a Mandic Universidade Corporativa e faz curadoria de todos os conteúdos que compõem as academias. Fanático por tecnologia, aficionado por romances medievais, mestre de RPG e um nerd inveterado.

Local: C56 (DIN).

Término: 16:30.

14:30

Palestra: A multidisciplinaridade na tecnologia

Palestrante: Luiz Américo Alves Filho (DB1).

Sobre o palestrante: “Meu nome é Luiz Alves, sou formado em arquitetura e urbanismo, com 10 anos de experiência na área de construção de edificações. Há um ano atrás comecei minha aventura na área de construção de soluções digitais. Neste meio tempo, percebi o quão similar construir uma edificação é similar com a construção de um sistema. Desde então, trouxe todas as minhas habilidades como arquiteto para o mundo da tecnologia, assim como o contrário é verdadeiro. Tenho interesse em compartilhar minha experiência e encorajar outros a experimentarem outras áreas / ferramentas / linguagem / experiências. Com minha aventura profissional, aprendi que hoje construo casas melhores porque trabalho com tecnologia, assim como sou um melhor analista porque sou formado em arquitetura.”

Local: Auditório do C67.

15:30

Palestra: Programadores: O que são? De que se alimentam? Eles precisam de salário?

Palestrante: Andre Noel.

Sobre o palestrante: Andre Noel é Mestre em Ciência da Computação (UEM), professor na Unicesumar e na Universidade Estadual de Maringá (UEM). É programador e usuário Linux desde 2002, membro oficial da Comunidade Ubuntu. Trabalhou por diversos anos com programação, por isso aproveitou a experiência na área, juntando com o fato de que nunca foi levado muito a sério, e hoje se dedica ao humor e programa para si próprio. Profundo conhecedor de métodos de desenvolvimento alternativos (gambiarras) e totalmente viciado em café. É o criador do site Vida de Programador, responsável por manipular os vetores que se transformam em tirinhas. Aproveitando-se de sua inigualável beleza, começou a se dedicar também a fazer um videolog. É casado com Raquel, pai do Mateus, da Gabrielle, da Isabelle e da Sofia.

Local: Auditório do C67.

16:30

Palestra: Você sabe de fato o que é uma API?

Palestrante: Nelson de Pontes Tobias.

Local: Auditório do C67.

17:30

Feira de Oportunidades

Aqui, empresas de TI terão um espaço para apresentarem sua organização e oportunidades para os alunos da área e demais interessados.

Local: Auditório do DACESE.

21:10

Workshop: Redima-se dos seus erros, faça debugging! (Dia 2/2)

Ministrante: Lucas Pupulin Nanni.

Sobre o ministrante: Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), é professor assistente na mesma instituição desde 2015. Dentre as diversas disciplinas que já ministrou, destacam-se as de Fundamentos de Algoritmos, Estruturas de Dados, Algoritmos em Grafos, Paradigmas de Programação Lógica e Funcional, Organização e Recuperação de Dados, Implementação de Linguagens de Programação e Sistemas Digitais. Em todas elas, percebeu a grande dificuldade dos alunos com a depuração de programas e, assim, resolveu que já estava na hora de convencê-los a abandonar a técnica do print.

Local: C56 (DIN) – Laboratório de Informática.

Término: 22:50.

21:30

Palestra: Devo acreditar no mito do empreendedor?

Palestrante: Anderson Rodrigues (Eureka).

Sobre o palestrante: Anderson Rodrigues é graduado em Informática pela UEM. Atuou por mais de 12 anos propondo soluções para grandes empresas detecnologia como a OI Telecom. Após ter adquirido uma bagagem rica em experiências decidiu construir algo com as próprias mãos.

Hoje é CEO da Eureka Labs, uma empresa de desenvolvimento que a 4 anos foge do paradigma tradicional de empresas de software. Participa ativamente do movimento de startups, contribuindopara o desenvolvimento de várias spinoffs juntamente com grandes empresários.

Local: Auditório do C67.

13:30

Palestra: UX além da superfície: por que pensar nas pessoas é um trabalho de todos?

Palestrante: Carlos Henrique Bonetti Capel (DB1).

Sobre o palestrante: Carlos é UX Designer na DB1. Com mais de três anos de experiência, já participou de projetos envolvendo startups e grandes empresas da área da saúde, fintechs, ecommerces, entre outros, sempre projetando para a Experiência do Usuário em plataformas Web e Mobile. Acredita que a melhor forma de criar soluções relevantes é pensando em pessoas, negócios e tecnologia.

Duração: 2 horas.

Local: Auditório do C67.

Workshop: Amazon Web Services (AWS)

Ministrante: Gustavo Antoniassi (Mandic).

Sobre o ministrante: Bacharel em Sistemas de Informação pela UNIPAR de Umuarama, apaixonado por Cloud, arquitetura e Linux. Atua como DevOps no time de engenharia da Mandic Cloud Solutions, auxiliando clientes em sua jornada para a nuvem.

Local: C56 (DIN) – Laboratório de Informática.

Término: 15:30.

15:30

Palestra: Testes de Software: o que são? o que comem? onde habitam...

Palestrante: Andressa Pilar (DB1).

Sobre o palestrante: Cursando 5º ano de Informática na UEM em Maringá. Possuo certificações de testes internacionais CTFL, CTFL-AT e CTAL-TA. Trabalho há 4 anos como Analista de Testes em vários projetos na empresa DB1 Global Software. Sou apaixonada por Qualidade de Software e por Automação de Testes Web e Mobile.

Local: Auditório do C67.

16:30

Palestra: Rust, o que, por quê?

Palestrante: Tiago Pedrozo do Nascimento.

Sobre o palestrante: Estudante de Ciência da Computação, desenvolvedor Flutter na Eureka Labs, vice-presidente do Hackerspace Maringá.

Local: Auditório do C67.

Workshop: Spring Boot (Dia 1/2)

Ministrante: Maiko Cunha (DB1).

Sobre o ministrante: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Integrado, Pós Graduado em Desenvolvimento de Aplicações Web e Mobile pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente trabalha na DB1 Group como Desenvolvedor Java Sênior e Líder Técnico. Possui certificação em Java (OCA) pela Oracle. Tem interesse em arquitetura de microsserviços e DevOps.

Local: C56 (DIN) – Laboratório de Informática.

Término: 18:30.

17:30

Palestra: Lean Inception e a Difícil Arte de Extrair Requisitos dos Clientes

Palestrante: Hugo Henrique Fumero de Souza (Matera).

Sobre o palestrante: Fez MBA em Gerenciamento de Projetos e é graduado em Engenharia de Software, ambos pela Unicesumar. Possui certificação em ITIL, CPRE e PSM. Está na área de gerenciamento de projetos a 4 anos. Atualmente é Líder de projetos na Matera Systems. Apaixonado por livros.

Local: Auditório do C67.

19:30

Palestra: Vamos falar de IA: Conheça uma aplicação real de técnicas de IA para a criação de modelos de predição ligado a educação

Palestrante: Ricardo Satin (Matera).

Sobre o palestrante: Mestre em Engenharia de Software pela UTFPR; Especialista em Computação pela Unicesumar; Graduado em Computação pela Universidade Estadual de Maringá -UEM; MBA em Gerenciamento de Projetos pela FCV. Profissional certificado em: gerenciamento de projeto pelo P.M.I. (profissional PMP); Gerenciamento ágil de projetos (SCRUM); Gerenciamento de serviços de T.I. (ITIL). Professor de ensino superior para cursos da área de T.I. e pós-graduação para diversas áreas. Atua como consultor em gerenciamento de projetos; processos de negócio; melhoria de processos e Machine Learning.

Local: Auditório do C67.

Workshop: Desenvolvimento WEB com React (Dia 1/2)

Ministrantes: Henrique e Raphael Franco.

Sobre o ministrante Henrique: Henrique Negri Rodrigues é estudante do terceiro ano de Informática na UEM e atualmente atua como desenvolvedor fullstack no aiqfome. Seu foco principal é otimização de páginas web e boas praticas de front-end.

Sobre o ministrante Raphael: Raphael Franco é estudante do terceiro ano de Informática na UEM e atualmente atua como desenvolvedor front-end na EurekaLabs. Seu foco principal é otimização de código e componentização.

Local: C56 (DIN) – Laboratório de Informática.

Término: 22:00.

20:30

Palestra: Migração e evolução de sistemas legados

Palestrante: Vinicius Cornieri (Matera).

Sobre o palestrante: Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com certificação Oracle Java SE 6 Programmer. Analista de Sistemas na área de Pequisa e Desenvolvimento pela MATERA Systems desde 2016, atuou com migração automática de sistemas legados no Oracle Forms para uma DSL (Domain-Specific Language) interna usada no frontend dos sistemas, e também trabalhando na manutenção e melhorias da DSL e seu ambiente de desenvolvimento no Eclipse. Atualmente, trabalhando em uma prova de conceito para a construção de um transpilador desta DSL para Javascript e React.

Local: Auditório do C67.

21:30

Palestra: DevSecOps 101

Palestrante: Marcelo Yuri Benesciutti (DB1).

Sobre o palestrante: é Analista de Segurança da Informação na DB1 e pesquisador na área desde 2017, buscando a cada dia descobrir maneiras de entregar softwares mais seguros. É aluno de Ciência da Computação da UEM.

Local: Auditório do C67.

09:00

Workshop: Metodologias Ágeis na Prática - Scrum e Kanban

Ministrante: Eder Pinheiro (CRMALL).

Sobre o ministrante: Graduado em Bacharelado em Informática pela UEM, pós-graduado em Gestão de TI pela Unopar. Experiência de mais de 16 anos em todo ciclo de desenvolvimento de software. Mais de 8 anos de experiência com metodologia ágil. Atualmente é gerente de tecnologia na CRMALL Sistemas de Informação em Marketing.

Local: C56 (DIN) – Sala 002.

Término: 12:00.

13:30

Palestra: Suicidio, conhecer para previnir

Palestrante: Mariana Fernandes Zanin.

Local: Auditório do C67.

Workshop: OOP e Testes de Unidade com PHP

Ministrantes: Gabriel Paulo Dal Rovere Silva e Danilo Miranda Terra.

Sobre o ministrante Danilo: Danilo Miranda Terra é formado em Ciências Contábeis pela UEM. Engenheiro de Software no UOL BoaCompra. Tem interesse em boas práticas de desenvolvimento e arquitetura de software, testes automatizado e design de código.

Sobre o ministrante Gabriel: Gabriel Paulo Dal Rovere Silva, 33 anos, engenheiro de software com 15 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas para internet. Tenho focado minha carreira na área de pagamentos digitais desde 2008. Atualmente, me dedico a evoluir a arquitetura de sistemas de alta disponibilidade para cross-border payments no BoaCompra. Interessado em aprimorar design de código através de métodos ágeis como Domain Driven Design.

Local: C56 (DIN) – Laboratório de Informática.

Término: 16:30.

14:30

Palestra: Fábula, Parábola e Apólogo da Internet das Coisas

Palestrante: Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

Sobre o palestrante: Natural de Cianorte-Paraná. É diretora da Sociedade Brasileira de Microeletrônica. É membro do Comitê de Assessoramento de Microeletrônica (CA-ME) do CNPq. É membro do Comitê Assessor da Fundação Araucária (Fundação de Apoio à Pesquisa do Paraná). É membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Nano e Microeletrônicos (INCT NAMITEC), onde também é a responsável pelas atividades de Popularização da Ciência. É professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (2018-2020), membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, membro da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa, membro do Conselho Interdepartamental do Centro de Tecnologia, e membro do Fórum de Pesquisa da UEM. É tutora da SoftCom empresa júnior da UEM.

Duração: 2 horas.

Local: Auditório do C67.

16:30

Palestra: Trabalhando com código legado sem enlouquecer

Palestrante: Fabio Contiero e Daniel Cangianelli (Accion).

Sobre o palestrante Fabio: Programador Pleno na empresa ACCION, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – UNICESUMAR, pós-graduando em Desenvolvimento full stack – IGTI.

Sobre o palestrante Daniel: Programador Júnior na empresa ACCION, Técnico em mecatrônica – SENAI, graduado em Engenharia Elétrica – UNICESUMAR, pós-graduando em Internet das coisas -UTFPR.

Local: Auditório do C67.

Workshop: Spring Boot (Dia 2/2)

Ministrante: Maiko Cunha (DB1).

Sobre o ministrante: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Integrado, Pós Graduado em Desenvolvimento de Aplicações Web e Mobile pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente trabalha na DB1 Group como Desenvolvedor Java Sênior e Líder Técnico. Possui certificação em Java (OCA) pela Oracle. Tem interesse em arquitetura de microsserviços e DevOps.

Local: C56 (DIN) – Laboratório de Informática.

Término: 18:30.

17:30

Palestra: Mindset Ágil: Precisamos nos adaptar!

Palestrante: Thiago Cardoso (CodeIT).

Sobre o palestrante: É bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Maringá, atuando na área de desenvolvimento de software desde 2007. Entusiasta de Métodos Ágeis, certificado Scrum Master e Agilista na empresa CodeIT. Atualmente se dedica à melhoria de processos de desenvolvimento, construção de cultura ágil e formação de times.

Local: Auditório do C67.

19:30

Painel sobre mulheres / homens na computação

Descrição: Neste painel, quatro profissionais de empresas de Maringá abordarão o tema da participação feminina na área de TIC, discutindo os vários aspectos relacionados às causas do baixo número de mulheres na área, bem como o papel de homens e mulheres na reversão desse quadro.

Participantes: Ana Letícia Mania Feijó (DB1), Luis Guilherme Berns Silva (SerraBits), Kelly Garcia (Benner), Beatrice Barbosa (TecnoSpeed).

Sobre Ana: Ana Letícia Mania Feijó é graduada em Engenharia de produção com ênfase em Software pela UEM, tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV, MBA em Gestão de Qualidade de Software pela UNIARA e é certificada Black Belt na metodologia Six Sigma para melhoria de processos. Trabalha como analista de processos e qualidade na DB1 Global Software.

Sobre Beatrice: Beatrice Cardoso atualmente, é Gerente de Estratégia no grupo TecnoSpeed, onde trabalha há sete anos e iniciou sua carreira profissional como desenvolvedora trainee. Formada em Análise de Sistemas com MBA em Planejamento e Estratégia Organizacional, é curiosa por natureza e após passar por todas as áreas da empresa descobriu que sua paixão era ajudar empresas a definirem suas estratégias utilizando sua experiência e visão sistêmica. Atua como mentora de estratégia em programas de aceleração de startups e eventos que fomentam empreendedorismo. De tanto gosto por compartilhar, acabou fundando sua empresa de treinamentos focados em gestão e estratégia que divide seu tempo livre com Frida, cachorrinha que a adotou há alguns meses.

Sobre Kelly: Kelly Garcia é graduada em Engenharia de Produção com ênfase em Software pela UEM em 2018. Cursando um MBA em Business Intelligence. É entusiasta de muitas coisas, mas principalmente de Metodologias Ágeis, Bussiness Intelligence e Customer Success. Também é co-organizadora dos meetups DEVGIRLS e Maringá Agile do DEVPR. Trabalha com a área de TIC há quase oito anos e atualmente está trabalhando na Benner Tecnologia e Sistemas de Saúde.

Sobre Luis: Luis Guilherme Berns Silva é um UX Designer e PM na Serrabits. Membro assíduo do DEV Paraná, organiza Meetups de Python, Front-end (FEMUG), Design de Interação (IxDA) e Inglês. Está se especializando em análise de dados com intuito de melhorar o entendimento sobre os usuários e desenvolver experiências incríveis. Jogos indies e cerveja artesanal nas horas vagas.

Duração: 2 horas.

Local: Auditório do C67.

Workshop: Desenvolvimento WEB com React (Dia 2/2)

Ministrantes: Henrique e Raphael Franco.

Sobre o ministrante Henrique: Henrique Negri Rodrigues é estudante do terceiro ano de Informática na UEM e atualmente atua como desenvolvedor fullstack no aiqfome. Seu foco principal é otimização de páginas web e boas praticas de front-end.

Sobre o ministrante Raphael: Raphael Franco é estudante do terceiro ano de Informática na UEM e atualmente atua como desenvolvedor front-end na EurekaLabs. Seu foco principal é otimização de código e componentização.

Local: C56 (DIN) – Laboratório de Informática.

Término: 22:00.

21:30

Palestra: O Programador Apaixonado

Palestrante: Geovani de Souza (GDG).

Sobre o palestrante: Desenvolvedor apaixonado desde 2011, atualmente trabalha com Node.js e infraestrutura AWS. Também trabalhou com Python, Ruby e Android, se interessa por Go e arquitetura de software focada em “fazer o mínimo para resultar no máximo”.

Local: Auditório do C67.

PATROCINADORES

LOCALIZAÇÃO

REALIZAÇÃO